Somos uma empresa especializada em gestão, prevenção e solução de conflitos com a utilização de métodos alternativos ou adequados: Mediação, Negociação, Arbitragem, Dispute board, Resoluções Sistêmicas, entre outros.
ENTENDA MAIS
Na mediação e na negociação os próprios interessados, com o auxílio de um facilitador, harmonizam os seus interesses e necessidades e encontram a solução negociada para a controvérsia, sem transferir a decisão a um terceiro – juiz ou árbitro.
Na arbitragem os interessados escolhem o árbitro e se submetem à sua decisão, com a mesma eficácia da sentença judicial.
No dispute board institui-se comitês para a solução de conflitos, vinculantes ou não, a critério do interessado.
Nas resoluções sistêmicas são utilizadas as dinâmicas dos sistemas familiares, empresariais e organizacionais para a solução e pacificação dos conflitos.
COMO É REALIZADA?
A mediação é realizada com o auxílio de um facilitador que é o mediador, profissional especializado em técnicas avançadas de comunicação, negociação e harmonização de interesses e necessidades, com a finalidade de solucionar a questão.
A arbitragem é realizada por meio de um procedimento em que os interessados escolhem o julgador (árbitro), que irá decidir o conflito.
A decisão de aceitar ou não a utilização dos métodos adequados de solução de conflitos é das pessoas físicas ou jurídicas envolvidas no problema, sem qualquer obrigação ou imposição. É o primado da liberdade e voluntariedade.
ANA LUIZA PRETEL
Pós Graduada em Métodos Alternativos de Soluções de Conflitos Humanos – EPM – Escola Paulista da Magistratura; Direito Processual Civil – PUC – São Paulo. Advogada. Professora e Palestrante. Mediadora nos Setores Público e Privado. Precursora da Mediação Condominial no Brasil. Sócia e Diretora da PRETEL Mediação e Arbitragem Condominial e Empresarial. Membro Consultora da Comissão Nacional de Direito Condominial. Membro Consultora da Comissão de Direito Condominial da OAB/RJ. Membro da Comissão imobiliária na Coordenadoria de Direito Condominial da OAB São Paulo. Membro da Comissão da Advocacia na Conciliação e Mediação da OAB São Paulo. Artigos publicados em Revistas Nacionais e na Espanha. Autora do Artigo Científico publicado na Revista da ESA-OAB São Paulo
AUREA LÚCIA ANTUNES SALVATORE
Procuradora do Estado de São Paulo, aposentada no nível V da carreira em 2016. Mediadora judicial e extrajudicial, formada em 2015 pelo Instituto dos Advogados de São Paulo, estando devidamente capacitada e habilitada, nos termos da Resolução 125/10, do C.N.J. Especialista em Arbitragem, pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP (conclusão em 2016). Pós Graduada pela Escola Paulista da Magistratura, em Métodos Alternativos de Soluções de Controvérsias – MASCs (conclusão em 2017). Atuou como mediadora da 3ª Vara da Família e Sucessões do Fórum Central de São Paulo, atendendo convites dos MM. Juízes de Direito. Atua como mediadora e conciliadora, junto ao CEJUCS do Fórum Regional Butantã, Capital, desde abril de 2016 (área cível e família). Atua como mediadora da 2ª Vara da Família e Sucessões do Fórum Regional de Santo Amaro, Capital. Atua como Conciliadora e Mediadora junto ao Instituto Vertus de Mediação, na área negocial/cível, com experiência na modalidade online.
CLAUDIA BOCARDI ALLEGRETTI
Mediadora habilitada no CNJ. Advogada. Procuradora do Estado de São Paulo aposentada. Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP. Especialista em Direito Tributário e Direito Processual Civil pela ESPGE/SP. Professora de Direito Tributário e Direito Civil. Foi Conselheira eleita para o Conselho da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo e Membro da Comissão da Advocacia Pública na OAB/SP. Graduanda em Ciências Contábeis pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI.
FRANCO DE OLIVEIRA COCUZZA
Professor de Direito Constitucional na graduação e pós graduação no UNIFIEO desde 1992, onde lecionou também Direito Processual Civil. Pós-graduado em Processo Civil e em Direitos Fundamentais. Especialista em Direito Processual Civil pela USP. Mestre em Direitos Fundamentais, pela UNIFIEO. Especialista em Meios Adequados de Solução de Conflitos – MASC, pela EPM. Juiz de Direito desde 1982 – em Osasco judiciou por 10 anos na 5ª. Vara Cível, instalou o Juizado de Conciliação, que deu origem ao Juizado de Pequenas Causas, instalou os Anexos de Execução Fiscal que deram origem às duas Varas da Fazenda e foi Diretor do Fórum Juiz Eleitoral em Osasco e na Capital – fiscalizou a propaganda eleitoral da Capital em 2000 e coordenou a fiscalização da propaganda eleitoral no Estado de São Paulo nas eleições de 2002. Juiz Titular da 4ª. Vara da Fazenda Pública da Capital, responsável pelo julgamento da administração pública do Governo do Estado de São Paulo e da Capital. Promovido a desembargador em maio de 2005 permaneceu na 5ª Câmara de Direito Público por 8 anos, tendo presidido essa Câmara por 5 anos. Aposentou-se do TJ/SP 2013. Presidente da Câmara de Conciliação e Julgamento Arbitral Franco Cocuzza.
GILBERTO PASSOS DE FREITAS
Mestre e Doutor em Direito pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (aposentado). Foi Corregedor Geral de Justiça do Estado de São Paulo. Presidiu a Comissão que elaborou o anteprojeto de Lei dos Crimes Ambientais. Professor do Curso de Pós Graduação da Unisantos – Universidade Católica de Santos. Foi professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Cons. Sup. do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Associação dos Registradores Imobiliários de SP. Membro do Cons. de Mediação e Arbitragem da FIESP; Supervisor do Grupo de Mediação e Resolução de Conflitos Socioambientais e Urbanísticos no Cejusc/Central, do TJ/SP. Membro da Comissão Especial de Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Sustentável, da OAB/SP. Autor dos livros: Abuso de Autoridade; Crimes Contra a Natureza; Responsabilidade dos Prefeitos; Acidentes do Trabalho; Crimes Ambientais; Ilícito Penal Ambiental e Reparação de Dano; Tutela Ambiental; Jurisprudência do TJ/SP em Matéria Ambiental; Interdição e Curatela; Mediador.
HENRIQUE NELSON CALANDRA
Desembargador aposentado do TJ/SP. Magistrado de carreira, com 35 anos de exercício na judicatura. Advogado. Mediador. Árbitro. Conferencista. Especialista em Direito Empresarial, pela EPM. Bacharel em Direito pela PUC/SP. Prof. Emérito da Escola Paulista da Magistratura. Consultor da Banca do HSLAW Advogados – Especializada em Contencioso Estratégico – SP/DF. Foi Presidente da 2ª Câmara de Direito Público do TJ/SP; Presidente do Colégio das Instituidoras da Previdência Associativa – JUSPREV; Presidente da Com. Seg. dos Magistrados da Federação Latino-Americana de Magistrados – FLAM; Secretário Geral, Diretor Cultural, 1º, 2º Vice e Presidente da Associação Paulista de Magistrados __ Apamagis; Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB; Membro do Cons. Superior do Instituto Innovare; Membro do Conselho da BDOPRO – Empresa de Auditoria – Consorciada em Recuperações Judiciais e Falências; Membro do Conselho Universitário – CONSU – Universidade Federal de S. Paulo – UNIFESP; Membro do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos – FIESP; Presidente do Cons. da Associação Mercosul pelo Estado de Direito nas Relações Internacionais – Uruguai; Diretor do Instituto Internacional de Estudos e Pesquisas sobre o Poder Judiciário – Fundação Justiça para o Mundo – Associação dos Magistrados da Espanha; Presidente da Comissão de Investigação da União Internacional de Magistrados – Peru e Colômbia; Vice-Presidente da União Internacional de Magistrados – AMH – Amsterdã, Holanda; Coordenador do Programa de intercâmbio da Magistratura Brasileira e Norte Americana; Secretário Geral e Vice-Presidente da Federação Latino-Americana de Magistrados; Presidente e representante de diversas instituições da magistratura nacional. Autor da obra Direitos Humanos e Reinserção Social, in Tratado Luso-Brasileiro da Dignidade Humana, 2008, Ed. Quartier Latin e Recuperação de Empresas, EPM, 2005. Condecorações: Colar do Mérito Judiciário do TJ/SP e outros estados; Ordem do Mérito Aeronáutico – OMA, da Força Aérea Brasileira; do Mérito Legislativo – Câmara dos Deputados e Assembleias Estaduais; Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de S. Paulo, Câmara Municipal; Patrono de Honra da Comissão de Direitos Humanos do IASP – Inst. dos Adv. de S. Paulo, entre outras homenagens e honrarias.
MARIANA DE CASTRO ANTUNES MARTINS
Possui graduação em Direito pela Universidade Max Planck (2010). Atualmente é docente coordenadora do núcleo de prática jurídica e docente no curso de Medicina – Laboratório de Direito, Ética e Cidadania na Universidade Max Planck/Sírio Libanês/Oxford. Experiência na área de Direito, como advogada e docente, com ênfase em Direito e Medicina. Conciliadora e Mediadora pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Formada pela Escola Paulista de Magistratura, em 05 de junho de 2012 e Pela Associação Paulista de Magistrados, em 05 de março de 2008. Curso de Autogestão pela Signa – Processo de desenvolvimento Humano, concluído em 13 de setembro de 2015, Direito Sistêmico, ministrado pelo Juiz de Direito, Dr. Sami Storch, em 24 de maio de 2019. Pós Graduada em Direito de Família pela instituição de ensino Luís Flavio Gomes, concluído em 31 de maio de 2017. Especialista em Metodologias Ativas na Educação Médica e na Saúde (2020). Palestrante em desenvolvimento pessoal. Membro convidada da Comissão de Direito Sistêmico da OAB Campinas/SP. Chief Compliance Officer (2021).
MAURY ÂNGELO BOTTESINI
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Paulista de Direito, atual Pontifica Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Advogado em São Paulo (OAB/SP 22.873), de 1969 a 1988. Advogado do Banco do Brasil S/A. na Consultoria Jurídica Regional de São Paulo entre 1977 a 1988. Juiz de Direito nas Comarcas de Paraibuna, Foro Regional de Embu. Na Capital foi Juiz de Entrância Especial, Titular da 31ª Vara Cível do Foro Central de São Paulo. Especialista em Direito Empresarial pela Escola Paulista da Magistratura, 2001 a 2002. Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – Seção Direito Privado – 2008 a 2015. Autor de diversas obras jurídicas.
ODMIR FERNANDES
Mediador habilitado no CNJ e no TJ/SP. Árbitro. Negociador. Consultor. Advogado. Contabilista. Magistrado aposentado. Prof. de Direito Tributário, Proc. Tributário e Arbitragem. Especializado em Direito Tributário, Empresarial e em Métodos Adequados de Solução de Conflitos – MASCs. Especializando em Direito Sistêmico. Foi Juiz da Fazenda Pública, Juiz dos Juizados Especiais e das Execuções Fiscais de S. Paulo. Conselheiro do Cons. Adm. de Recursos Fiscais – CARF, do Ministério da Economia. Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas – TIT, do Estado de São Paulo. Conselheiro do Cons. Municipal de Tributos – CMT, do Município de São Paulo. É Juiz Auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva – STJD. É Membro da Comissão de Mediação, da Comissão de Direito Sistêmico e da Comissão de Direito Tributário da OAB/SP. Antes da Magistratura atuou Grupo Indl. Santista/Bunge na área fiscal-tributária, contratual e direitos minerários. Co-autor dos Livros: Código Tributário Nacional – comentado; Lei de Execução Fiscal comentada; Execução Fiscal – Defesa e cobrança do crédito tributário. Membro do IBDT/USP. Diretor da CAMARS – Câmara de Mediação, Arbitragem e Resoluções Sistêmicas.
RAPHAEL CORRÊA ORRICO
Advogado. Consultor. Mediador. Árbitro. Foi Conselheiro do Conselho Municipal de Tributos – CMT, do Município de São Paulo. Especialista em Direito Tributário, pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais – IICS. Especializando em Direito Público pela Escola Paulista de Direito – EPD. Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL.
REGINA AFFONSO DOS SANTOS
FONSECA RIBEIRO
Advogada. Mediadora e Conciliadora. Possui Pós Graduação pela Escola Paulista da Magistratura – EPM em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos – Primeira Turma de 2009. Graduação pela Faculdade de Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1982. Atualmente é Professora em Cursos de Pós Graduação em Arbitragem, Mediação, Conciliação, Negociação e Comunicação. Membro da Comissão de Arbitragem da OAB/SP. Membro da Comissão de Mediação do IASP – Instituto dos Advogados de São Paulo. Conciliadora e Mediadora no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – Primeira e Segunda Instâncias, desde 2005. Palestrante, Professora e Monitora em diversos cursos em Meios Alternativos de Solução de Conflitos em especial: Conciliação, Mediação, Arbitragem, Negociação e Comunicação na ESA – OAB/SP e IASP – Instituto dos Advogados de São Paulo, desde 2011, na Universidade Católica de Santos, entre outras Instituições cadastradas no NUPEMEC do TJ/SP.
REGINA CELI PEDROTTI
VESPERO FERNANDES
Mediadora habilitada no CNJ e no TJ/SP. Árbitra. Negociadora. Consultora. Advogada. Procuradora do Estado de São Paulo aposentada. Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP. Especialista em Direito Empresarial pela EPM/SP. Especializanda em Direito Sistêmico pela Hellinger/Innovare. Professora de Direito Tributário, Processo Tributário e Processo Civil. Autora do Livro Impostos sobre Transmissão Causa Mortis e Doação – ITCMD, 3ª. ed. e co-autora do Livro Código Tributário Nacional Comentado, 8ª. ed., ambos pela Editora Thomson Reuters/RT. Foi Conselheira eleita para o Conselho da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo e Membro da Comissão do Advogado Público na OAB/SP. É Membro da Comissão Especial da Advocacia na Mediação e da Comissão de Direito Sistêmico na OAB/SP. Diretora da CAMARS – Câmara de Mediação, Arbitragem e Resoluções Sistêmicas.
SANDRA ELI ZACHEO DE GOES
Conciliadora e Mediadora (Cível e Família) – Processual e Pré-processual com mais de 1.000 horas de atuação presencial e mais de 600 horas na modalidade vídeo conferência. Experiência nas áreas: consumidor, empresarial, Cartões de Crédito, Seguros, Bancos, Condomínios, Construtoras, Consórcios e Concessionárias tanto na modalidade presencial, quanto na modalidade por vídeo conferência. Experiência nas mediações familiares. Instrutora de Mediação e Tutora de cursos Online cadastrada pelo CNJ. Instrutora e Expositora de Oficina de Parentalidade, certificado Teórico, experiência na prática. Docente no curso de mediação nas escolas Curso Êxito, Cmear, UNIMARB/TASP. Supervisora de Mediadores. Consteladora Familiar formada pela SBDSIS – Sociedade Brasileira de Direito Sistêmico. Bacharel em Matemática como Formação Básica, tendo atuado por mais de 25 anos na área de T.I. em mais de 40 grandes empresas tais como: Dupont do Brasil, Solvay do Brasil, Petroquímica União, Villares, Gtech, dentre outras e em mais de 10 Bancos tais como: Banco Santos, Agrimisa, Excel Econômico, Multiplic, Lloyds, CCF, Unibanco, dentre outros. Pós graduada em Mediação, Negociação e Arbitragem.
SHIRLEY SANCHEZ TOMÉ
Mediadora e Conciliadora, formada pela Escola Paulista da Magistratura do Estado São Paulo e habilitada no CNJ e TJ/SP, atuando junto ao Cejusc do Fórum Regional do Jabaquara nas áreas Cível e Família desde 2018. Advogada. Procuradora do Estado aposentada. Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP. Especializanda em Psicologia Transpessoal pela Associação Luso-Brasileira de Transpessoal – ALUBRAT – em parceria com a Faculdade Vicentina de Curitiba – FAVI, no Estado do Paraná. Facilitadora e participante de grupos de prática de Comunicação não Violenta no Projeto de Extensão Universitária “Teko Porã: Direito Humanos e Práticas de Paz, com enfoque na Comunicação não Violenta”, pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP – Campus de Santos. Professora em cursos de capacitação sobre licitação e contratações públicas pela Escola de Governo do Estado de São Paulo – EGESP e em instituições privadas. Conselheira eleita para o Conselho da Procuradoria Geral do Estado no biênio 2002-2004. Secretária Geral da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo no período de 2010-2013. Membro atual das Comissões de Mediação e de Direito Sistêmico da OAB/SP, da 116ª Subseção de Jabaquara.
VLADIMIR PASSOS DE FREITAS
É professor de Direito Ambiental e Sustentabilidade na PUCPR. Tem atuado como Árbitro e Mediador da ACP – Associação Comercial do Paraná, e na CAMFIEP – Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Paraná em temas relacionados com contratos e os que tem ligação, direta ou indireta, com a área ambiental. Foi Secretário Nacional de Justiça no Ministério da Justiça e Segurança Pública e Desembargador Federal do TRF/4, onde foi Corregedor e Presidente. Pós-Doutor pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi Presidente da International Association for Courts Administration (Iaca), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e do Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário (Ibrajus).
QUADRO DE ÁRBITROS
- Ana Luiza Pretel
- Aurea Lúcia Antunes Salvatore
- Franco de Oliveira Cocuzza
- Gilberto Passos de Freitas
- Henrique Nelson Calandra
- Maury Ângelo Bottesini
- Odmir Fernandes
- Raphael Corrêa Orrico
- Regina Affonso dos Santos Fonseca Ribeiro
- Regina Celi Pedrotti Vespero Fernandes
- Sandra Eli Zacheo de Goes
- Vladimir Passos de Freitas
QUADRO DE MEDIADORES
- Ana Luiza Pretel
- Aurea Lúcia Antunes Salvatore
- Claudia Bocardi Allegretti
- Gilberto Passos de Freitas
- Henrique Nelson Calandra
- Mariana de Castro Antunes Martins
- Odmir Fernandes
- Raphael Corrêa Orrico
- Regina Affonso dos Santos Fonseca Ribeiro
- Regina Celi Pedrotti Vespero Fernandes
- Sandra Eli Zacheo de Goes
- Shirley Sanchez Tomé
- Vladimir Passos de Freitas